- Páginas: 180
- Tipo de capa: BROCHURA
- Editora: Novo Século Editora
- Ano: 2010
- Assunto: Literatura Brasileira-Romances
- Idioma: Português
Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente? Quando duas amigas se reencontram após 20 anos, não são as mesmas pessoas, definitivamente. Mas os fantasmas do que já foram se misturam com os novos personagens em que se transformaram, provocando desconforto, assombro, desconcerto.
Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão.
Já Isabel, com fortes ambições artísticas, e que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação. Mas paira até os dias de hoje o fantasma de um amor juvenil não vivido, não correspondido, que fica a alimentar aquela zona de desconforto das promessas inacabadas. E para completar, ainda no presente, um amor que apenas lateja, pujante - na figura de Fabrizio, um professor de inglês e artista plástico.
É por meio do olhar sensível dessa personagem e de sua rica troca com a sua amiga de juventude, que o leitor é conduzido a reflexões profundas sobre paixão, compaixão, liberdade e escolhas. Impossível não ter empatia por personagens tão visceralmente humanos, que titubeiam, hesitam, têm medos, mas avançam pela vida, tecendo decisões que formam as tramas de suas existências.
Um romance arrebatador, para prendê-lo da primeira até a última linha.
Resenha
Em Paixão e Liberdade, temos Isabel como a mocinha da vez. Logo na primeira página do livro, Isabel recebe um telefonema de Camila, sua grande amiga da faculdade, que já não via ha tempos. Ao se econtrar com ela, as grandes emoções do livro começam. Um pouco sobre nossas protagonistas: Isabel é uma mulher inteligente e resposavel, que faz o estilo intelectual. Pelo que li, ela não é uma pessoa cheia de ambições, pra ela já basta ter sua família e um emprego bom e que gostasse. Camila bem diferente de sua amiga, é impulsiva e ambiciosa, atributos que lhe renderam um alto cargo em uma multinacional no ramo dos cosméticos.
O livro todo gira em torno das duas contando suas historias, todas porém, a partir do ponto de vista de Isabel, que é a narradora do livro. Ambas tiveram altos e baixos e muitas mudanças em suas vidas.
Flavia construiu personagens complexos e os coloca em situações extremas, com mudanças drásticas em suas vidas. Isabel e Camila sempre foram garotas certinhas, porém algumas situações ao decorrer de suas vidas acabam mudando isso.
Recomendo o livro , principalmente pela narração da Flavia que é muito detalhada. Em um certo momento, Camila decide largar tudo no Brasil e recomeçar a sua vida em uma pequena aldeia na Irlanda. É interessante ler sobre os costumes daquele povo, as festas, as crenças, o modo de encarar a vida; é tudo muito diferente do que estamos acostumados. Além disso, Camila descobre uma profissão que ela realmente gosta e que é muito diferente do que está acostumada. Ela se torna uma parteira! Achei muito legal saber como é o trabalho dessas mulheres, em uma comunidade que é super comum ter os filhos em casa, com a ajuda delas. O final do livro pode ser uma surpresa pra alguns, como foi pra mim. Realmente é uma leitura muito agradável e que vale muito a pena!
0 comentários:
Postar um comentário