Tecnologia do Blogger.
RSS

Especiais - Scott Westerfeld




Titulo: Especiais
Série: Feios
Autora: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 351
Avaliação:


Assustadoramente bela.
Perigosamente forte.

Sinopse:

Tally agora é uma Especial. Mais do que isso, é uma Cortadora. Agora ela tem uma beleza cruel e um corpo cem por cento letal. Com seus sentidos aguçados e mente sagaz, nada pode impedi-la de cumprir sua missão, principalmente se envolve acabar com a Nova Fumaça. Ou melhor, quase nada.

O reencontro com lembranças da sua antiga vida traz à tona sentimentos fortes, que balançam as certezas de sua mente especial. Agora resta a Tally decidir quem vai ganhar essa disputa: seus instintos treinados de Especial ou sua verdadeira consciência.


Resenha:

O livro já começa em um ritmo acelerado, onde os cortadores estão tentando a todo custo descobrir onde a Nova Fumaça está escondida e como é que eles estão espalhando a cura para a cirurgia de Perfeitos. É interessante, saber cada detalhe de como é ser um especial, afinal eles são os que sempre foram apresentados como frios e calculistas, então sempre ficou a dúvida do porque serem desse jeito e se até mesmo personagens rebeldes como Shay e Tally seriam capazes de ficarem tão temíveis como Dr. Cable.

Tally e Shay não só podem ficar frias e calculistas como pode ser um pouco difícil de engolir essa nova personalidade das personagens no início. Seus pensamentos superiores irritam um pouco, mas já que se eu conseguisse ainda simpatizar com Tally como uma Especial, não consideraria este um bom livro.

Assim como nos outros volumes da série, a narrativa da história segue uma característica que eu particularmente não curto muito, que é divisão da história em três partes. A vida de Tally é sempre uma constante fuga onde ela precisa salvar algo ou a si mesma, e a metade dos livros é sempre a descrição infinita de Tally na floresta seguindo uma jornada que a levará para o desconhecido e são exatamente nessas horas que os pensamentos da personagem me tiram do sério um pouco. Suas divagações muitas vezes são tão desnecessárias e infantis e não vejo como elas podem acrescentar à história.

O final do livro é bastante surpreendente, coisas que eu nunca imaginaria acontecer, aconteceram. Coisas boas que me deixaram extremamente feliz e coisas ruins, que me deixaram bem insatisfeita e frustrada por saber que esse é o último livro da série e certos personagens não tiveram o desfecho que os fãs gostariam que tivessem.

O mundo que Scott criou me deixou fascinada e no final de cada capítulo eu sempre ficava me perguntando “e se isso fosse realmente verdade?” Adorei a forma como o autor conseguiu abordar essa nova sociedade, mas sem esquecer-se de fazer uma conexão com o que estamos vivendo agora. Especiais me fez pensar que realmente não importa o quanto o ser humano tenta aperfeiçoar as coisas, tenta salvar o mundo com suas novas tecnologias e etc, uma pequena agulha em um palheiro sempre pode causar uma guerra besta em busca de um poder que tem muito mais a ver com o status e o domínio que uma nação tem sob outra, do que realmente pela vontade de viver em um mundo muito melhor.

No geral Especiais só não se tornou meu favorito da série porque Feios conseguiu me introduzir tão bem nessa sociedade criada pelo autor, que é impossível não ter uma preferência por ele. Ainda sim, o terceiro volume de Feios está a altura das histórias fascinantes que Scott Westerfeld consegue criar e a única coisa que me deixou insatisfeita foi o final do livro que me deixou com um ponto de interrogação bem grande e ansiosa por uma continuação das jornadas de Tally, o que vai ser difícil acontecer, já que Especiais termina a série Feios, mas ainda existe o livro Extras, que também é ambientado na sociedade de Nova Perfeição, mas com personagens principais diferentes e uma nova temática.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Lana Beatriz disse...

huhu!!!quero ler esse mais ainda nem comecei a ler o primeiro,apesar de já o ter baaiado!bjkaaaas!

Postar um comentário

Vou ler ..